ORQUESTRA DE BRINQUEDOS



No mundo da imaginação, tudo é possível! E no mudo real muitas vezes nos sentimos dentro de um livro de histórias. Assim é para quem assiste o Projeto Orquestra de Brinquedos, criado por Yanto Laitano, que tem em sua composição os músicos: Fábio “Musklinho” Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid , Marina Mendo e o próprio Yanto Laitano.

O projeto traz um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedo – guitarra, baixo, piano, trompete, acordeon e sinos – com versões de músicas conhecidas em arranjos divertidos, inusitados e criativos. Vestidos como soldadinhos, os músicos fazem a gente se sentir em um verdadeiro mundo de sonhos.





O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Alecrim, Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon), e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos fazem deste espetáculo um momento para papitos e filhotes terem juntinhos um momento de pura curtição.



A Orquestra já se apresentou 
em temporadas no Natal Luz de Gramado, no Barra Shopping e em diversos outros locais. Estamos aguardando ansiosos pelo próximo espetáculo.

Atenção produtores a Orquestra se apresenta em eventos como festivais e feiras do livro e pode ser contactada pelo face: https://www.facebook.com/orquestradebrinquedos




Confiram a entrevistinha que T de Tati fez com Yanto Laitano.


T - Como surgiu a ideia?
Y - Um dia eu entrei em uma loja de instrumentos musicais e eu vi uns sinos musicais. Era um jogo de oito sininhos, cada um afinado em uma nota diferente da escala musical. Me dei conta que, se eu tivesse 4 músicos, cada um com um par de sinos, dava pra tocar melodias interessantes. E dava até pra tocar com o grupo em movimento! Do lado dos sinos tinha uma bateria de brinquedo, então pensei que poderia ter um quinto musico que fizesse a parte do ritmo, pra ter um acompanhamento. Depois fui reunindo outros instrumentos, guitarra, piano, baixo, gaita, tudo de brinquedo mas que dava pra tocar de verdade.


T - Tem alguma coisa a ver com o CD do Pato Fu música de brinquedo?
Y - Olha, eu não conheço muito esse projeto do Pato Fu, mas sei que é bem legal. Só escutei uns trechos no rádio mas nunca parei pra escutar e analisar. Então não posso dizer de se tem a ver ou não mas acho que é bem diferente.
Essa coisa de tocar com instrumentos de brinquedo é muito antiga, o Leopold Mozart (o pai, não o filho famoso) já tinha uma "Sinfonia dos Brinquedos" que é de 1700 e alguma coisa. O John Cage tem uma suite pra piano de brinquedo que é de 1958.


T - Como foram feitas as escolhas musicais?
Y - O repertório é amplo, mas Existem duas coisas básicas: 1) as músicas têm que funcionar nos instrumentos de brinquedo, 2) as músicas têm que funcionar com as crianças.
Então tocamos músicas que remetem à brincadeiras ou brinquedos, como "Marcha Soldado", "Trenzinho do Caipira" e "Yellow Submarine", cantigas de roda de domínio público como "Pezinho" e "Alecrim" e alguns clássicos como "Imagine".  

T - Como é a reação das crianças ao espetáculo?



Y - As crianças ficam hipnotizadas. E os pais também, é incrível! Já vi muito barbado chorando de emoção na platéia, hehehe. Eu toco há muito tempo, desde que tinha uns 9 anos, já participei de muitos projetos legais, mas nunca vi um projeto em que a platéia ficasse tão tocada quanto no show da Orquestra de Brinquedos.






http://www.youtube.com/watch?v=qjugLTW1UKc


Direção e Arranjos: Yanto Laitano
Músicos: Yanto Laitano, Fábio “Musklinho” Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina Mendo
Figurinos (criação e confecção): Daniel Lion
Fotos: Lu Delacroix


SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...